O que é um anime original e qual a importância deles para os estúdios?

Arion Wolff
3 min readOct 24, 2023

--

O presidente do estúdio Bones, Masahiko Minami, falou em uma entrevista para o segmento ‘Anime Studio Chronicle’ no site japonês Comic Natalie que “uma empresa morrerá se não criar obras originais”.

Na entrevista Minami reconheceu o valor das adaptações, lembrando como o estúdio Bones alcançou sucesso com a adaptação de Fullmetal Alchemist Brotherhood. No entanto, ele enfatizou que nutrir a criatividade e a imaginação da equipe é um elemento crucial para a sobrevivência do estúdio.

“Acredito que uma empresa morrerá se não criar obras originais. Apenas criar adaptações pode fazer uma empresa de produção de anime crescer significativamente. No entanto, na Bones, entendemos a necessidade de fomentar a criatividade e a imaginação em conjunto com nossa equipe. Abordamos a animação como um meio visual e contemplamos os tipos de obras que podemos criar. Esse aspecto criativo é crucial.”

Basicamente um anime original é aquele que não tem material base, ou seja, não foi baseado em mangá, jogo, light novel, etc.

Nesses casos, o estúdio de animação desenvolve (ou ajuda um autor a desenvolver) um conceito para um anime e, quando estiver pronto, aborda produtores para ajudá-los a financiá-lo.

O financiamento pode ser a parte mais difícil, pois caso o estúdio não tenha recursos para produzir o anime, ele precisa de patrocínio. Para uma ideia ser patrocinada ela precisa ser comercialmente atraente e “segura”, então normalmente os patrocinadores optam por investir em animes de gêneros já existentes, como por exemplo shonens e isekais. Dessa forma, eles são menos propensos a ter um fracasso completo.

Um anime original também é de certo modo como uma “propaganda” do estúdio, mostrando tudo que aquele estúdio pode ser capaz de fazer no quesito de animação e história, além de muitas vezes exibir o estilo próprio do estúdio, que fica claro em estúdios com assinatura forte como Trigger (Kill la Kill) e Shaft (Bakemonogatari).

Deste modo, quando uma obra (mangá, jogo, light novel, etc), vai ganhar uma adaptação para anime, um comitê de produção responsável pela obra vai procurar um estúdio X para investir em uma adaptação, então o estúdio estará sendo pago para fazer um anime. O que foi o caso com o estúdio Trigger e a adaptação do jogo Cyberpunk 2077 para o anime Cyberpunk: Edgerunners.

Isso quer dizer que animes originais são apenas propagandas de estúdios e adaptações são apenas propagandas de mangás, jogos e light novels? Não!

Na entrevista com o presidente do estúdio Bones, ele conta que às vezes a equipe pergunta “Por que decidimos criar ‘Space☆Dandy’?”, o que ele respondeu “Por que não seria divertido?”

Minami explica que tanto os criadores quanto o público queriam algo divertido. “Todos concordam que foi uma experiência extremamente prazerosa. Em certa medida, ‘Dandy’ foi um projeto que o Diretor Watanabe e eu estávamos ansiosos para abraçar com entusiasmo. Tanto os criadores envolvidos na produção quanto o público compartilhavam o desejo de criar e testemunhar algo genuinamente divertido.”

O sucesso de um anime original traz lucros substanciais para o estúdio, mas um fracasso pode causar impactos financeiros devastadores. Como a produção de um anime próprio é uma empreitada crucial para o estúdio, muitas vezes eles se esticam ao máximo, tanto fisicamente quanto financeiramente, para realizá-la.

O fracasso nesse ponto pode levar ao fechamento de estúdios. Como a Manglobe, que supostamente teria fechado em 2015 após não conseguir se recuperar do fracasso do anime original Samurai Flamenco em 2013. Sendo que o estúdio possui alguns animes originais icônicos no catálogo como Samurai Champloo, Ergo Proxy e Michiko to Hatchin.

Certos estúdios têm como foco principal a criação de trabalhos originais. A Sunrise por exemplo, com uma significativa proporção de seus animes sendo produções originais, incluindo títulos famosos como Gundam, Cowboy Bebop e Tiger and Bunny. No entanto, a maioria dos outros estúdios atualmente tende a depender de projetos de adaptações por encomenda. Esses projetos são abundantes, menos exigentes para a equipe e mais seguros financeiramente.

Fontes: Comic Natalie, ANN / Disponível em: AnimeNew

--

--